segunda-feira, 22 de setembro de 2008

BURACOS NEGROS


As estrelas não vivem para sempre, embora não sejam seres vivos, cada uma tem um ciclo que vai de seu nascimento até a morte.

As estrelas são parecidas como os seres vivos, mas o modo de morte pode variar bastante. As estrelas ao seu último momento de morte elas fazem o “Canto de Cisne” explodem equivalente a 1 bilhão de Sóis, são as supernovas.

Após a explosão das supernovas de grande massa, pensa-se que o núcleo da estrela original seria capaz de se contrair, sob ação da força da gravidade, até se transformar num buraco negro.

Dentro de um buraco negro a concentração de matéria é tão grande que nada pode escapar, nem mesmo a luz.

Os buracos negros foram uma das maiores descobertas do século XX, são capazes de sugar outras estrelas. Para alguns pode acabar por engolir tudo o universo.

Buracos negros são o último estágio na evolução de uma estrela com muita massa, em média 10 vezes maior que o Sol. Quando as supernovas explodem dependendo do seu tamanho ou massa, em vez de virar um buraco negro, pode virar uma pequena estrela que gira como um farol: é o pulsar, ou o núcleo não para mais de se contrair e nasce um buraco negro. A matéria adicionada em um disco ao redor de um buraco negro emite raios X- e foi assim que sua existência foi confirmada. Uma fonte denominada Cygnus X-1, na constelação de Cisne foi o primeiro buraco negro descoberto pelos astrônomos em 1971.

Hoje, há fortes suspeitas que o centro da Via Láctea- a galáxia onde vivemos- abrigue um super buraco negro, milhões de vezes mais massivo que o Sol, ou então vários de menor massa.

E temos a hipótese de que outro buraco negro habite na Via Láctea ou seja será que 2 buracos negros vivem na Via Láctea?


Postagem das alunas Luisa e Victória


Site: www.zenite.nu/

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostamos do trabalho das alunas Luisa e Victoria,ficou bem elaborado, o texto é legível, as imagens fazem sentido com o texto,o texto tem seqüência lógica de conceitos.
Ficou muito interessante, mas não chamou muito a nossa atenção!

Obrigada!

Bruna V. e Larissa