segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Júpiter

Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol e é o maior do Sistema Solar. Se Júpiter fosse oco, caberiam mais de mil Terras no seu interior. Contém também mais matéria do que todos os planetas juntos. Tem uma massa de 1.9 x 10 kg e um diâmetro de 142,800 quilômetros no equador. Júpiter tem 16 satélites, dos quais quatro são, Calistos, Europa, Gani e Medes, estes satélites foram observados por Galileu já em 1610.

Júpiter tem um sistema de anéis, que é muito tênue e totalmente invisível visto da Terra.(os anéis foram descobertos em 1979 pela Voyager 1). A atmosfera é muito profunda, talvez compreendendo todo o planeta, e tem algumas semelhanças com a do Sol, é composta principalmente de hidrogênio.

Júpiter tem 2,5 vezes mais massa do que todos os outros planetas, tem 318 vezes mais massa do que a Terra, um diâmetro 11 vezes superior ao terrestre e um volume 1.300 vezes maior que o da Terra. Foi apelidado por muitos de ''estrela falhada''.
Mesmo assim, e por mais impressionante que Júpiter seja, já se descobriram vários planetas extra-solares com massa muito maiores.

Pesquisa realizada pelas alunas: Jucélia e Maryá

Um comentário:

Anônimo disse...

O trabalho da Jucélia e Maryá é muito legível.
A seqüência lógica está um pouco confuso praticamente no final do texto,qual mensagem vocês queriam mandar através desse trecho?

A atmosfera é muito profunda, talvez compreendendo todo o planeta...

A foto escolhida tem a ver com o texto trabalhado.

0 assunto foi interessante, porque está revelando outras formas de planetas .


João Arthur e Gabriel Pes .
.
.