segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Meteoros

Meteoros são partículas de poeira ou rocha que ficam voando pelo espaço a alta velocidade. Quando entram na atmosfera da Terra se tornam incandescentes e pegam fogo, fazendo um imenso risco no céu. Parecem que são grandões mas, na maioria das vezes, não passam de grãozinhos de areia.

Quando um meteorito é encontrado, os cientistas estudam sua cor, formato e composição química para obter mais informações sobre o Universo.

No Brasil já foram achados 39 meteoritos. O mais famoso deles recebeu o nome de Bendegó, por ter sido encontrado próximo ao riacho de Bendegó, na Bahia, em 1784. Sua massa é de aproximadamente 5,5 mil quilos e seu comprimento é de 2,15 metros.

Uma estrela cadente, não é uma estrela. Elas são meteoros que entram em atrito com os gases da atmosfera. Segundo a crença popular, quando você vê uma estrela cadente e faz um pedido, seu desejo é realizado.

O impacto de um cometa ou asteróide com o tamanho de Hephaistos ou SL9 que bateu na Terra foi provavelmente o responsável a 65 milhões de anos atrás pela extinção dos dinossauros. Deixou uma cratera de 180 km agora enterrada debaixo da selva de Chicxulub na Península de Yucatã.


Fontes:
www.truenet.com.br/raskin/meteoro.htm

http://hypescience.com/wp-content/uploads/2008/06/meteoro-impacto-terra-


Postagem realizada pelos alunos: Ana Maria e Matheus

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei interessante o texto sobre os meteoros.
A foto estava de acordo com o texto.
No final do texto, achei um pouco estranho as palavras em inglês.

Vivian