segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Você Sabia?

As estrelas brilham porque elas são que nem o Sol, mas como estão muito longe, parecem luzinhas. E elas não aparecem durante o dia, porque o Sol está mais próximo da Terra, mas há sempre estrelas no céu.

O Sol é visto de todos os continentes mas não ao mesmo tempo, porque a Terra gira. E você sabia que usamos óculos quando está Sol por que os raios ultra violetas são os mais perigosos, pois provocam insolação e podem ferir a retina se só os vidros coloridos o impedissem de passar. Você sabia que o Sol tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos e deverá durar mais 5 bilhões de anos.

Você sabia que o céu é azul porque a luz que vem do sol é formada por todas as cores do arco-íris. O ar que cerca a Terra filtra a luz, mais deixa passar principalmente os raios azuis.

A lua não é sempre redonda porque o sol as vezes só ilumina uma parte dela, e as vezes ela não aparece porque mostra sua parte que está na sombra. Você sabia que quando o sol ou a lua estão por cima do mar, atraem a água para eles fazendo as marés subirem. Mas, como a Terra gira, o mar, os astros já não estão por cima dele volta a descer ... e as marés ficam baixas.

Bibliografia:
www.vocesabia.net/ciencia/curiosidades-sobre-o-universo/
ROCHA, Ruth. Almanaque da Ruth Rocha. São Paulo: Editora Ática, pág. 120.


Postagem realizada pelas alunas: Ana Clara e Nadine

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem muitas coisas interessantes, tem coisas que ainda não sabíamos e que descobrimos lendo o texto.

Descobrimos que a lua e o sol atraem a maré,e que o sol possui todas as cores do arco-íris e também descobrimos que o céu é azul porque a terra somente deixa entrar a cor azul do arco-íris.

Anônimo disse...

Matheus e Ana maria