quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A Terra no Universo

O universo, espaço imenso que circunda a Terra, é formado por bilhões de estrelas, agrupadas em sistemas chamados galáxias. Numa dessas galáxias, a Via Láctea, está o Sol, pequena estrela em torno da qual giram 9 planetas, em distâncias variadas. O terceiro deles é a Terra.

As antigas civilizações já conheciam o firmamento.

O seu ritmo de vida diária, mensal e sazonal era regido pelo Sol, pela Lua e pelos astros. Em países muitos distantes entre si foram construídos observatórios astronômicos para estudar as estrelas e os planetas, e muitas das medidas e informações daquela época ainda hoje são válidas e úteis. Porém, durante muitos séculos, a ASTRONOMIA, isto é, a ciência que estuda os corpos celestes, não se diferenciava da astrologia que consistia na tentativa de predizer o futuro através da observação das estrelas. Também as hipóteses sobre a forma e as características que governavam o mundo antes dos deuses.


Postagem dos alunos Bruno e Victor

Um comentário:

Anônimo disse...

O texto dos nossos colegas tem lógica mas achamos que falaram mais do Sol do que da Terra. A foto está ilustrando o que falaram no texto. O assunto foi interessante porque está explicando o estudo do nosso planeta.

Luana e Veridiana