quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Os planetas


Os nomes dos planetas são associados a deuses romanos:

Júpiter (deus dos deuses), Marte (deus da guerra), Mercúrio (mensageiro dos deuses), Vênus (deusa do amor e da beleza), Saturno (pai de Júpiter deus da agricultura), Urano (deus do céu e das estrelas), Netuno (deus do mar), Plutão(deus do inferno).

A palavra planeta quer dizer astro errante.

Um modo de lembrar o nomes dos planetas:


Nosso Sistema Solar está com
posto pela nossa estrela, o Sol, pelos nove planetas com suas luas e anéis, pelos planetas anões, asteróides e pelos cometas. Os nove planetas são:

Mercúrio

Mercúrio é o segundo menor planeta do Sistema Solar e o mais próximo do Sol. Devido a essa proximidade, movimenta-se mais rapidamente do que os outros planetas, completando o movimento de translação de 88 dias.

Vênus

Vênus é menor do que a Terra, depois do Sol e da Lua, é o astro mais brilhante no céu. É também o planeta mais quente do Sistema Solar. Vênus leva 225 dias para dar uma volta ao redor do Sol e não possui satélite.

Terra

A Terra é o terceiro planeta em distância a partir do Sol. Sua posição é privilegiada, se estivesse mais perto do Sol seria muito quente;se estivesse mais longe seria um planeta gelado. Pelo que se sabe até hoje,é o único planeta onde existe água em estado líquido,ar e vida. Vista do espaço,a Terra parece azul porque pela sua superfície,tem a maior parte coberta água. O movimento de translação dura 365 dias.

Marte

Marte é conhecido como o planeta vermelho. Marte possui dois pequenos satélites, e leva 1,88 anos terrestre para orbitar o Sol.

Júpiter

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tem dezesseis satélites, e leva 11,86 anos terrestre para completar seu giro em torno do Sol.

Saturno

Saturno é o sexto planeta em distância a partir do Sol, e o segundo maior do Sistema Solar. Há centenas de anéis girando ao seu redor. O planeta leva 29,46 anos terrestre para completar o movimento de translação.

Urano

Urano é rodeado por onze anéis, tem quinze luas conhecidas,todas de gelo. O planeta leva 84,01 anos terrestre para dar uma volta em torno do Sol.

Netuno

Netuno tem quatro anéis finos e oito luas conhecidas. Seu movimento de translação leva 164,79 anos terrestre.

Plutão

Plutão possui um satélite, leva 248 anos terrestre para dar uma volta ao redor do Sol. Os cientistas acreditam que plutão deixou de ser planeta por algumas de suas características.


Fontes:

MOREIRA, Igor. Construindo o espaço: 5ª série. Páginas: 60 à 62.

http://astro.if.ufrgs.br/planetas/planetas.htm

http://cftc.cii.fc.ul.pt/prisma/capitulos/capitulo1/modulo5/tropicos.php

http://mefq.files.wordpress.com/2007/07/solar_system_.jpg


Postagem feita pelas alunas: Bruna V. e Larissa

Nenhum comentário: