segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Satélites Artificiais


Um Satélite Artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro planeta. O termo Satélites Artificiais tem sido usado quando se quer distingui-los dos Satélites Naturais, como a Lua. Atualmente estão em órbita para além dos Satélites do Sistema de Posicionamento Global, satélites de comunicações, satélites científicos, satélites militares e uma grande quantidade de lixo espacial, ou seja, não se deve se referir à satélites, apenas como um meio de transporte de dados ou apenas um meio de mapear ou espionar o sistema terrestre. Os satélites de comunicações são satélites que retransmitem sinais entre pontos distantes da Terra. Estes satélites servem para retransmitir dados, sinais de televisão, rádio ou mesmo telefone. Os chamados telefones satélite baseiam-se numa rede irídio, uma rede satélites de baixa altitude.

Os satélites científicos são utilizados para observar a Terra ou o espaço ou para realizar experiências em micro-gravidade. Os satélites de observações da Terra permitem estudar as mudanças climáticas para estudar os recursos naturais, para observar fenômenos naturais, para o mapeamento de cidades e até para a espionagem (alguns fotos satélites tem o poder de aproximação de 1m de dimensão mas existem esculações de satélites secretos com maior poder de aproximação.


O espaço é o local ideal para a realização de observações astronômicas já que a luz emitida pelas estrelas, não é pertubada pela atmosfera terrestre. Por este motivo é que os cientistas optaram por colocar o telescópio Hubble em órbita junto à outros que utilizam ondas de radar para fazer o mapeamento do espaço.


O primeiro satélite artificial que foi colocado em órbita foi o Sputnik 1 (04/10/1957) , que em russo quer dizer “companheiro de viajem”. Um mês mais tarde, outro satélite russo, Sputnik 2, conseguira entrar em órbita, conduzido o primeiro viajante do espaço, uma cadela chamada Laika.


Em Janeiro de 1958, os Estados Unidos lançavam
o seu primeiro satélite, o Explorador, de apenas 13 quilos, mas se elevou a mais de 2400 quilômetros e continua em órbita até hoje, em quanto os dois primeiros russos logo caíram e se volatilizaram. Após o sucesso dessas experiências imediatamente, o homem colocou satélites artificiais em órbitas de quatro outros astros do sistema solar: o próprio Sol (Luna1 , em 1959); a Lua (Luna10, em 1966); Marte (Marine9, em 1971) e Vênus (Venua9, em 1975). Vários outros satélites foram enviados por ambos os países, até que os russos, enviado o Lunik3 em direção à Lua, conseguiram fotografar-lhe o lado desconhecido.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/sat%c3%a9lite_artificiais

Postagem realizada pelas alunas Gabriela e July

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse texto é de fácil entendimento.Tem sequência lógica, a foto ilustra bem o texto, e o assunto é muito importante, porque ajuda a comunicação de gps, de celulares e de outros aparelhos.

Daniel