segunda-feira, 17 de novembro de 2008

As camadas da Terra

De um modo geral, os planetas tem uma atmosfera gasosa, uma superfície sólida bem definida e um interior na maior parte sólida.

Até o momento, somente a estrutura da Terra e a Lua foram investigadas usando de tecnologia o que mostrou claramente a existência de um núcleo metálico na Terra e a ausência de um núcleo metálico na Lua.

Camadas terrestres, a partir da superfície:

Litosfera (de 0 a 60,2 km);

Crosta (de 0 a 30/35 km);

Manto (de 60 a 2900 km);

Astenosfera (de 100 a 700 km);

Núcleo externo (líquido - de 2900 a 5100 km);

Núcleo interno (sólido - além de 5100 km).

A crosta terrestre é a camada mais externa do planeta e é a parte superior da litosfera, com uma espessura variável de 5 a 70 km. A crosta é constituída principalmente por basalto e granito e fisicamente é menos rígida e mais fria do que o manto e o núcleo da Terra.

O núcleo externo é provavelmente composto de ferro metálico e outros elementos (enxofre, silício, oxigênio, potássio e hidrogênio).

O núcleo interno é composto de ferro e níquel, e é sólido porque, apesar das imensas temperaturas, está sujeito a pressões tão elevadas (cerca de 3,5 milhões de atmosferas) que os átomos ficam compactados; as forças de repulsão entre os átomos são vencidas pela pressão externa, e a substância acaba se tornando sólida. A temperatura entre o núcleo e o manto é de cerca de 3.700°C, atingindo de 4.000 a 4.500°C no núcleo interno

O manto difere marcadamente da crosta pelas suas características de composição química e de comportamento mecânico, o que se traduz pela existência de uma clara alteração súbita. A temperatura do manto variam dos 100°C na interface com a crosta, até aos 3 500º°C na interface com o núcleo interno.


Fontes:
www.pt.wikipedia.org/wiki/sistema_solar

www.editorasaraiva.com.br/eddid/ciencias/biblioteca/artigos/TERRA.html
www.astro.if.ufrgs.br/planetas/planetas.htm


Postagem das alunas Karem e Natália


Um comentário:

Anônimo disse...

Devido a letra que vocês escolheram não deu para entender direito, podia ser outra letra. O texto tem sequência lógica só que nós não entendemos muito no começo. Sobre a foto, nós achamos que ela está muito boa. O assunto do texto é interessante.

Ana Clara e Nadine