segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O Sistema Solar

O Sistema Solar é constituído não só por planetas, com os seus satélites, mas também por milhares de asteróides e milhões de cometas. O Sistema Solar é o sistema dominado por uma estrela central, o “Sol”, e pelos corpos que se movem em órbita, á sua volta. Neste conjunto, estão incluídos nove planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão, os seus 61 satélites naturais, milhares de asteróides, cometas, meteoritos e poeira interplanetárias.

O Sistema Solar teria surgido há cerca de 4,6 bilhões de anos de uma nuvem e poeira interestelar.

Um processo de colapso gravitacional dessa nuvem teria formado o “Sol”. Parte dessa nuvem, porém, não se teria juntado a ele, o que teria dado origem aos embriões dos planetas atuais. Segundo essa hipótese, a Terra primitiva teria esfriado em algumas centenas de milhões de anos que levou a formação de uma crosta externa; os gases que provinham do interior da Terra teria formado a atmosfera primitiva.

Fonte:
www.herbario.com.br

Postagem realizada pelos alunos Gabriel e João

Um comentário:

Anônimo disse...

O texto dá para entender e tem seqüência lógica. A foto está relacionada ao texto e o assunto foi interessante e tem utilidade para nós, pois estamos no sistema solar e é importante sabermos um pouco do nosso planeta.


Gabriela e July.